10/11/2025
João Vieira fala sobre o futuro urbano em entrevista à Vida Imobiliária
Publicação Original: Vida Imobiliária (página30)
DOSSIÊ//TRANSFORMAÇÃO URBANA: UMA NOVA FORMA DE FAZER CIDADES
João Vieira
STUDIO JV
arquiteto fundador

João Vieira, arquiteto fundador do Studio JV
Portugal, enquanto parte integrante da União Europeia, tem hoje de alinhar a transformação das suas cidades com metas de sustentabilidade muito ambiciosas. Este é um desafio que se cruza com outro igualmente relevante: a escassez de mão-de-obra e os crescentes custos de
construção. Os fatores sustentabilidade e viabilidade construtiva serão determinantes no futuro das cidades portuguesas.
No Studio JV temos trabalhado há vários anos com projetos que sejam modulares ou projetos industrializados que nos permitem inverter o processo tradicional do pensamento da arquitetura. O projeto é idealizado no escritório, mas ele é testado e produzido em fábrica e
depois implantado no terreno e este tipo de processo vai permitir obedecer aos custos e às técnicas construtivas que a realidade do mercado exige.
Paralelamente, a madeira tem-se afirmado como material estrutural de eleição, sustentável, versátil e já validado pelas normas técnicas nacionais, representando um passo decisivo para cidades mais equilibradas e ecológicas.
Outro aspeto essencial será a integração entre paisagismo e arquitetura, tanto no espaço público como nos edifícios, criando ambientes mais agradáveis e inclusivos.
Em simultâneo, a digitalização e a inteligência artificial estão a alterar a forma como usamos serviços e vivemos as cidades. A descentralização pode trazer qualidade de vida, mas também o risco de bairros monoprogramáticos.
Cabe à arquitetura garantir diversidade, vitalidade e bem-estar, conciliando inovação, sustentabilidade e qualidade urbana.
“Cada vez mais, a
sustentabilidade e a viabilidade
construtiva serão fatores
determinantes para o futuro
das cidades portuguesas”