Sobre nós
Studio JV é um escritório de arquitetura luso-brasileiro liderado por João Vieira.
3 escritórios
3 países
+70 projetos
O Studio JV destaca-se pela visão sustentável em todos os projetos, independentemente da escala, programa e localização.
A nossa equipa multicultural, composta por diversos talentos, colabora de forma estratégica para criar projetos inovadores.
Imagem
João Vieira
Sócio Fundador
Com 20 anos de experiência internacional, João Vieira esteve envolvido em diversos projetos em regiões como a Europa, América do Norte e América do Sul. Viveu e trabalhou como arquiteto em cidades como Nova Iorque, Copenhaga, Oslo, Amesterdão, Roterdão, Berlim, São Paulo e Lisboa.
Formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Lusíada do Porto, foi professor na Escola de Arquitetura e Design de Oslo. O seu olhar estratégico e meticuloso garante que cada criação seja eficiente em todos os aspetos do projeto.
João Vieira foi cofundador da AO (Architects Office) em São Paulo e responsável pela criação do escritório AOLX em Portugal.
“Mais do que fazer projetos de arquitetura, estamos interessados em arquitetar projetos…”
Conferências
FIL / Tektónica – Lisboa, Portugal
CUM., Centro Universitário do Minho – Braga, Portugal
Bienal Projecto Casa 2010, Exponor – Porto, Portugal
Post 2000 Talks, Galeria Luis Serpa – Lisboa, Portugal
ULL, Universidade Lusíada de Lisboa – Lisboa, Portugal
KEA, Copenhagen School of Design and Technology – Copenhaga, Dinamarca
AHO, Oslo School of Architecture and Design – Oslo, Noruega
UPC, Facultad de Arquitectura – Lima, Peru
Pecha Kucha – Porto, Portugal
UCAL – Lima, Peru
Residência Universitária SP – São Paulo, Brasil
ARQ-A – Portugal
Unicap, Universidade Católica de Pernambuco – Recife, Brasil
Jornal Construir – Lisboa, Portugal
António Fernandes
Diretor Portugal
António Fernandes é diretor do escritório em Lisboa, desenvolvendo e liderando diversos projetos de diferentes escalas em Portugal desde 2018, destacando-se os masterplans das Terras da Comporta – Dunas e Torre. Além do programa residencial, António Fernandes também lidera projetos de caráter diversificado, incluindo projetos desportivos, comerciais e turísticos. Estes empreendimentos destacam-se pela criação de uma linguagem arquitetónica única e distinta em cada um deles, inserindo-se harmoniosamente na paisagem e conferindo uma identidade marcante ao conjunto.
António Fernandes desenvolve um trabalho metodológico de elevado nível técnico e conceitual. Através do contacto com sistemas construtivos que refletem uma preocupação cada vez mais fundamental de sustentabilidade, destaca-se a exploração da madeira como material principal. Além dos projetos das Terras da Comporta, acompanha o projeto industrial da nova fábrica de produção de madeira lamelada da Kōzōwood Industries, entre outros.
Inês Gil
Diretora Portugal
Inês Gil é diretora no Studio JV em Lisboa, sendo responsável por projetos de arquitetura de diversas escalas em Portugal, desde masterplans até edifícios residenciais e hotéis.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em 2013, Inês Gil trabalhou em vários projetos tanto em território português como no Médio Oriente.
Entre os projetos que lidera no Studio JV destacam-se o Lumare em Vilamoura, o masterplan em Palmela, o Moon Hotel em Almada, o TR79 em Lisboa, a reabilitação do edifício dos Bombeiros Lisbonenses e o Hotel U-Collect em Lisboa.
Daniela Cobas
Diretora Portugal
Daniela Cobas é diretora no Studio JV em Lisboa, sendo responsável por diversos projetos residenciais e comerciais. Formada em Arquitetura e Urbanismo em 2018 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Daniela Cobas trabalhou em diversos projetos hoteleiros, comerciais e residenciais, tanto Portugal como em países africanos.
Daniela Cobas tem uma visão estruturada de projetos de diferentes escalas, onde combina a direção dos projetos de arquitetura com a liderança da equipa de interiores do Studio JV Lisboa.
Entre os projetos da sua responsabilidade destacam-se o Muda Reserve e residências em Cascais, Sintra e Porto.
Juliana Bandeira
Diretora Brasil e Portugal
Juliana Bandeira é diretora no Studio JV Lisboa/Recife, atuando no planeamento estratégico dos dois escritórios.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Juliana Bandeira iniciou sua carreira em 2012 em escritórios de renome nacional e internacional em São Paulo, a liderar vários projetos de grandes escalas desenvolvidos na tecnologia BIM, incluindo edifícios residenciais e hospitalares em todo o território brasileiro. Dentre os principais projetos em que participou, destaca-se o Albert Einstein Education and Research Center.
Juntamente com Liliane Dantas, Juliana Bandeira acompanha o desenvolvimento de vários projetos em Pernambuco, como Essenza, Bossa, Costa de Guadalupe, Unique, (todos desenvolvidos pela AOLX), Aldeia e To Live.
Olivia Medeiros
Diretora Brasil
Olivia Medeiros é diretora no Studio JV, sendo responsável pelo desenvolvimento conceptual de vários projetos no Brasil e em Portugal.
Natural do Rio de Janeiro, Brasil, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com um ano complementar pela Universität der Künste, em Berlim, e possui também formação em cinema. Iniciou a sua carreira em 2016 com um trabalho focado no património da UFRJ e envolveu-se em um braço de pesquisa da Columbia University. Trabalhou com foco em reformas e projetos institucionais, além de diversos projetos expográficos.
Desde que se juntou ao Studio JV Lisboa, Olivia participou em inúmeros projetos, com maior foco nos projetos residenciais – desde casas unifamiliares, como Alejezur, passando por projetos de condomínios como Aldeia e Carneiros, até torres como o Unique, ToLive 1 e 2. Destacam-se também projetos de uso misto, como Sete de Setembro e Carrefour Curitiba e masterplans como Palmela e Várzea.
Lilianne Dantas
Diretora Brasil
Lilianne Dantas é diretora no Studio JV Recife. Natural de Pernambuco, Brasil, e formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 2010, iniciou sua carreira em escritórios prestigiados em Recife, acumulando uma experiência no desenvolvimento de grandes projetos.
Lilianne liderou projetos hoteleiros de grande porte e foi responsável pela implantação e entrega de marcas hoteleiras renomadas na cidade. Acompanha vários projetos em Recife tais como: Costa de Guadalupe (projeto desenvolvido pela AOLX), To Live e Clube de Tennis do Paiva.
Eugénio Cardoso
Diretor Países Baixos
Eugénio Cardoso é diretor do Studio JV em Roterdão. Formado em 2010 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), possui vasta experiência em projetos de grande escala e complexidade, atuando em diversos contextos internacionais, incluindo França, Noruega, Dinamarca, Luxemburgo, Brasil e Portugal.
Entre seus principais trabalhos destacam-se o MEETT em Toulouse, a LabCity – CentraleSupélec em Paris-Saclay e a reconversão do Forte São Marcelo, em Salvador, Brasil. Eugénio também desenvolveu vários projetos de urbanismo com foco em regeneração urbana.
Essenciais
-
1.
Arquitetura
Os objetivos e propósitos de cada projeto estão diretamente vinculados à excelência da arquitetura. Independentemente das nuances do programa, escala, localização e condições gerais, exploramos diversas possibilidades, com a ambição de encontrar o melhor design, transcendendo não apenas as especificações técnicas, mas também integrando aspectos conceituais de maneira sinérgica e inovadora.
-
2.
Processo
Investimentos no planeamento detalhado do processo. Um processo contínuo que se desenvolve ao longo de diversas fases do projeto e que envolve a coordenação efetiva das expectativas entre todos os participantes, incluindo cliente, município, parceiros de trabalho e empreiteiros. A qualidade do projeto é um resultado orgânico da inteligência do processo.
-
3.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma prioridade central do nosso trabalho. Em cada projeto, identificamos e aplicamos soluções sustentáveis, seja em um edifício horizontal ou vertical, em uma casa privada ou em algum espaço público. Da energia à ecologia, do custo à construção, abraçamos a utilização de recursos sustentáveis em todos os aspectos do projeto.
A utilização da madeira como elemento estrutural é uma necessidade incontornável na procura do equilíbrio construtivo.
-
4.
Tecnologia
Somos frequentemente desafiados por oscilações nas matérias-primas, no trabalho e na comunicação. Isso nos motiva a criar um cenário onde a tecnologia assume um papel crucial. A integração de sistemas de inteligência paramétrica e racionalidade de projeto não apenas destaca nossa abordagem inovadora, mas permite-nos um controle mais rigoroso e preciso sobre as decisões de projeto.
-
5.
Compromisso
A comunicação é a base fundamental de cada projeto e possibilita o envolvimento de todas as partes com um propósito comum. Composta por profissionais dedicados e multifacetados, a nossa equipe compreende a importância do compromisso e do atendimento profissional. Investimos em um modelo de visão colaborativa para estarmos sempre à disposição na procura de encontrar as melhores soluções, trazendo a energia necessária para transformar desafios em oportunidades.
-
6.
Eficiência
Valorizamos uma compreensão aprofundada das expectativas de cada projeto para encontrar soluções criativas e técnicas que ultrapassem os limites tradicionais da arquitetura.
Compreendemos a importância da eficiência de projeto em pontos mais críticos: áreas, orçamento, estrutura e fachada.