21/03/2025

Revista Traço ressalta a arquitetura do NEO, projeto do Studio JV no Recife

Publicação Original: Revista Traço

Neo com arquitectura lusa e inspiração brasileira

Manuela Sousa Guerreiro

INTERNACIONAL | Nasce no Recife, mais precisamente em Boa Viagem, o mais recente projecto com assinatura do arquitecto João Vieira, Studio JV. O projecto residencial NEO, com a sua fachada tridimensional, explora movimento e perspectiva para uma integração com o meio envolvente

A praia de Boa Viagem é postal do Recife. Os seus cerca de oito quilómetros de costa são banhados pelas águas quentes do nordeste brasileiro. Boa Viagem é também uma praia urbana, o que no Brasil é sinal de grandes edifícios, em altura, que acompanham a marginal da cidade. É neste contexto que se enquadra NEO, uma torre residencial com 18 andares, cujos 105 apartamentos, de tipologias variadas entre estúdios, Tl e T2, estão projectados para tirar partido das vistas deslumbrantes sobre o oceano atlântico.

O projecto do arquitecto João Vieira tira partido da dimensão e altura do edifício, dotando cada apartamento de um espaço exterior. O efeito é o de uma fachada tridimensional a 360°, que maximiza vistas e explora o contexto urbano e paisagístico da região. “Com uma abordagem arquitectónica que explora as possibilidades tridimensionais das fachadas, o NEO oferece enquadramentos visuais únicos e integra o ambiente interno e externo através de terraços”, explica a proposta do arquitecto português que há anos vem afirmando o seu trabalho do outro lado do atlântico. Nesse sentido, “cada detalhe do design reflecte uma abordagem moderna e funcional, enquanto os terraços exteriores conectam os residentes com o ambiente”.

Neste projecto João Vieira vai um pouco mais além e desconstrói a ideia de torre de betão ao trazer a natureza para o edifício: desde o telhado verde até as áreas comuns, localizados no pavimento térreo e no 15° e 16° andares, que incluem jardins e paisagismo cuidadosamente planejados, o projecto promove um equilíbrio entre estética e funcionalidade. No 15° andar, as áreas de lazer incluem academia, piscina e espaço gourmet, proporcionando um ambiente de socialização e relaxamento. Já o 16° andar oferece espaços ao ar livre e áreas cobertas, como uma churrasqueira e um bar, ideais para convívio e eventos.

O acesso principal ao edifício é feito através de uma área pavimentada que conecta o hall de entrada ao estacionamento, que conta com 32 vagas no térreo e 25 no pavimento técnico, incluindo espaços para pessoas com mobilidade reduzida e bi-cicletário. Rampas e caminhos adaptados garantem acessibilidade total.

Os interiores, a cargo da firma Santos & Santos Arquitetura, um projecto de Turíbio e Zezinho Santos, foram projectados para proporcionar conforto e funcionalidade, com layouts que optimizam os espaços e privilegiam a entrada de luz natural. A combinação de materiais contemporâneos e acabamentos de qualidade resulta em ambientes acolhedores e elegantes.

Este é o terceiro projecto residencial lançado pela promotora brasileira To Live, sendo NEO um anagrama de ONE, o primeiro projecto lançado em 2020. A promotora explica as analogias entre os dois projectos “qualidade, respeito pelos prazos, excelência na condução da obra e na entrega” ao mesmo tempo que procura “novas soluções, projectos arrojados e práticas alinhadas com a sustentabilidade e compromisso de melhorar a paisagem urbana da cidade”.

O Studio JV, fundado por João Vieira, é um escritório de arquitectura luso-brasileiro, que hoje está presente em Lisboa, Recife e Roterdão, e que conta com uma equipa multicultural de 75 arquitectos.

Ficha técnica

Cliente: To Live
Arquitetura: Studio JV
Fundador: João Vieira
Diretoras do projeto: Lilianne Dantas, Olivia Medeiros, Juliana Bandeira
Project leaders: Bruno Pascal, Camila Sampaio
Equipa: Alessandra Deltrejo, Bianca Cassundé, Miguel Brito, Matheus dos Reis, Giulia Sgarbi
Área de Terreno:  1.260m²
Área de Construção:  5.670,00m²
Área de Habitação:  3.780,00m².
Nº de Pisos Térreos: 18 unidades
Nº de Fogos: 105 unidades
Nº de Estacionamentos:  57 unidades
Nº de Caves:  0

Outras notícias

Diário Imobiliário destaca o projeto Tomás Ribeiro 79, assinado pelo Studio JV

Ler notícia

(re)portugal destaca lançamento do Tomás Ribeiro 79, projeto do Studio JV em Lisboa

Ler notícia

Idealista News ressalta lançamento do Tomás Ribeiro 79

Ler notícia

Jornal Construir salienta comercialização do Tomás Ribeiro 79

Ler notícia