06/11/2025
Studio JV participa da exposição coletiva “Do Traço à Cidade” com o projeto Lumare

Os diretores António Fernandes e Inês Gil na abertura da exposição coletiva “do Traço à Cidade” Foto: Priscilla Aguiar/Studio JV
O Studio JV está a participar da exposição coletiva “Do Traço à Cidade”, que propõe uma reflexão sobre o desenho como linguagem e método no processo de projeto arquitetónico em Lisboa e no Vale do Tejo. Uma peça gráfica do projeto Lumare, em Vilamoura, integra a mostra na Sala das Massas, no Beato Innovation District. A exposição fica aberta até 3 de dezembro, na Sala das Massas – Beato Innovations District, e celebra o papel da arquitetura na construção das nossas cidades.
Cada registo apresentado traduz uma forma própria de observar, interpretar e imaginar o território, mostrando como o traço continua a ser o ponto de partida essencial do trabalho dos arquitetos. Um espaço de encontro, diálogo e partilha que reforça a comunidade profissional e aproxima o público da arquitetura.

Exposição coletiva “do Traço à Cidade” Foto: Priscilla Aguiar/Studio JV
Lumare é um projeto atemporal que explora dois elementos centrais do Algarve: a luz e o mar. Implantado em Vilamoura, o empreendimento é composto por quatro volumes residenciais com 62 apartamentos (T1 a T4 penthouse), distribuídos em diferentes layers que criam jogos de luz e sombra.
No centro, um parque ajardinado com piscina conecta os edifícios, promovendo integração. As tipologias dividem-se entre Garden, Essence e Sky Residences. O projeto inclui SPA, ginásio, lounge, sala de massagem e garagem com 128 lugares. A materialidade combina pedra, madeira e alumínio, num equilíbrio entre elegância e contemporaneidade.

Exposição coletiva “do Traço à Cidade” Foto: Priscilla Aguiar/Studio JV
A exposição é uma iniciativa da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos e visa o mapeamento das práticas contemporâneas de “desenho” arquitetónico de arquitetos e/ou coletivos de arquitetos sediados na região de Lisboa e Vale do Tejo.